quarta-feira, 21 de maio de 2014

Semed apresenta Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar em seminário

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou, na manhã desta terça-feira, 20, na abertura do Seminário Regional em Bibliotecas Escolares e Públicas, o Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar. O projeto funciona na rede municipal de educação com a proposta de planejar, controlar, coordenar, supervisionar e avaliar todas as atividades relacionadas às bibliotecas escolares.

A abertura do seminário ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O evento encerra-se na quinta-feira, 22, e tem como base a Lei Federal 12.244 de 24 de maio de 2010, que trata da universalização das bibliotecas escolares, pela qual todas as instituições de ensino públicas e privadas precisam ter uma biblioteca e com bibliotecário até 2020.

O encontro é uma realização do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB/DF), em parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e do CRB da 2ª Região (Pará, Amapá e Tocantins). Na ocasião, foi debatido e discutido o trabalho realizado por profissionais da área em escolas particulares e públicas.

Com o trabalho desenvolvido nas escolas municipais de todas as zonas geográficas da cidade, a coordenadora do Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar da Semed, Silene Batista de Lima, foi uma das palestrantes do seminário. Na oportunidade, a bibliotecária explicou aos participantes sobre as atividades executadas na comunidade escolar do município.

“É de grande importância a nossa participação nesse seminário, uma vez que vai nortear as diretrizes para as futuras implantações das bibliotecas em todo o País. Esse momento é único para mostrar as ações da rede municipal de ensino. É bom poder mostrar o esforço que a secretaria  vem fazendo ao longo desses anos nas escolas”, comentou.

Considerado o primeiro evento do CFB/DF na região Norte, o Seminário Regional em Bibliotecas Escolares e Públicas, oportuniza a chance dos profissionais, que atuam em biblioteconomia, conhecerem a particularidade vivenciada por escolas públicas e privadas da cidade.

“Nós escolhemos essa região porque carece de mais atenção, principalmente, de oferecer serviços e produtos para a comunidade. Esse evento tem o objetivo de incentivar, refletir e divulgar o que é feito dentro das bibliotecas para a sociedade. É um momento ímpar, onde conseguimos reunir bibliotecários, professores, estudantes de biblioteconomia, enfim, profissionais para trocarem experiências e ouvir práticas, que vem sendo desenvolvidas nas escolas”.

Programa de Melhoria da Biblioteca Escolar

É um programa que tem o objetivo de planejar, controlar, coordenar, supervisionar e avaliar todas as atividades relacionadas às Bibliotecas Escolares, além de realizar assessoria técnica às escolas com biblioteca e acompanhar os programas e projetos do Governo Federal e Municipal (PNBE/FNDE).
A Secretaria Municipal de Educação conta com 221 bibliotecas escolares, sendo 13 bibliotecas polos. Cerca de 100 mil alunos, da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) são atendidos na rede municipal. O quadro de recursos humanos é formado por 44 bibliotecários, 203 auxiliares de bibliotecas constituídos de professores readaptados e pessoal administrativo.

Fonte: SEMED/MANAUS

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.